quarta-feira, 11 de março de 2009

Mostra de Ficção Portuguesa no Verbum

Por onde anda o cinema luso actualmente?



A resposta a esta pergunta será dada nas seis sessões da Mostra de Ficção Portuguesa que terá lugar, nos dias 11, 18, 25 de Março e 1 e 8 de Abril, no Museu Verbum, em Vigo. A proposta de André Martins, coordenador desta Mostra e director do Filminho – Festa do Cinema Galego e Português, passa por não se concentrar num só estilo, mas sim em opções emergentes.
Na Mostra estão representados, por um lado, os autores internacionais protegidos pelos grandes festivais europeus, tais como Manoel de Oliveira e, por outro, autores com um prestígio crescente, como é o caso de Pedro Costa.
Outro autor português em destaque é Rodrigo Areias, que marcará a presença da produção independente e apresentará a sua longa-metragem, Tebas, já exibido em festivais como o Fantasporto.
Goodnight Irene é um filme de produção portuguesa que recolhe o olhar dum realizador não-português, Paolo Marinou Blanco. Estas intromissões resultaram já em obras tão tipicamente portuguesas como Lisbon Story, de Win Wenders, ou Pai e Filho, de Sokurov.
A primeira sessão ficará ainda reservada às curtas-metragens. Portugal exibirá trunfos muito fortes, por exemplo, com História Trágica com Final Feliz, o filme português mais premiado de sempre. “De resto, é também nas curtas, dentro do género da animação, que se marca o maior campo de homogeneidade entre Portugal e Galiza, devido à qualidade e representação internacional das obras de ambas as beiras do Minho”, afirma André Martins.
Este é o primeiro evento de uma série de iniciativas que o Filminho – Festa do Cinema Galego e Português irá promover até ao dia 23 de Julho, data que marca o início da edição de 2009 deste festival. Um dos objectivos desta organização é, pois, incentivar a exportação do cinema português e fortalecer a actividade do Filminho na Galiza.

MAIS INFORMAÇÕES:

Contactar:
Filipa Ribeiro
filipa.filminho@gmail.com
96 277 82 58 /91 093 49 84
Ou
info@filminho.com
Ou
Raquel Noriega
raquel.verbum@iservicesmail.com

Sem comentários: