domingo, 13 de janeiro de 2008

A Linha do Tua, a Barragem e a Albufeira

Portugal é um país estranho onde se fazem planos estranhos. Em Portugal as coisas boas tem um curto tempo de vida - neste caso, ironicamente: 120 anos... Em Portugal há uma das mais belas linhas de comboio do mundo: trata-se da Linha do Tua, uma linha que acompanha o curvilíneo rio Douro e se desenvolve por Trás-Os-Montes. Esta Linha já não é apenas uma coisa boa, é uma coisa muito boa. Daquelas em que vale a pena gastar muito dinheiro para garantir a sua preservação, uso e rentabilidade turística. Daquelas que serviriam de bandeira do país no exterior - caso não estivesse no interior! -, e vão levantando o ânimo ao orgulho transmontano.

Será?

Inaugurada em 1887, a Linha do Tua parece agora condenada a conhecer o seu fim. A pena de morte decidida é por afogamento. O carrasco é a nova Barragem da Foz do Tua e a sua consequente albufeira.

E eu que, pobre inocente, não sabia que era possível afogar uma linha de comboio, embora já soubesse que se conseguísse mudar as formas a um rio.



Todas as informações encontram-se na página do Movimento Cívico pela Linha do Tua.

P.S. - A todos os galegos - e, quem sabe, portugueses distraídos - que não conheçam esta Linha do Tua de que estou a falar: apressem-se a visitá-la enquanto podem. Há lugares onde o vinho e a paisagem são inexcedíveis.

2 comentários:

mc disse...

Caros amigos

está a decorrer a petição a favor da linha do Tua


http://www.petitiononline.com/tuavi
va/petition.html
assinem pf e divulguem

não deixemos que a afoguem

p'lo mclt

mario carvalho
www.linhadotua.net

Daniel Conde disse...

Ora viva!
Houve aqui uma pequena incorrecção: a Linha do Tua não acompanha o Douro, acompanha o Rio Tua; se bem que sim, no seu primeiro quilómetro, vá ao lado do Douro. Mas depois, segue o Tua até Mirandela, a Ribeira de Carvalhais até Grijó (já sem comboio), e chegava ao ponto ferroviário mais alto de Portugal em Rossas (850m de altitude), antes de voltar a descer para Bragança...

Visitem, comprovem, convidem; e façam-se ouvir contra esta barbárie!

Está tudo em:

http://www.alinhadotua.com
http://www.linhadotua.net
http://carrisdeprata.fotopic.net